sexta-feira, 18 de abril de 2014

Porque a gente não deu certo.


Passei boa parte do meu tempo, tentando decifrar por que a gente não deu certo, aliás não foi só com você, comecei a analisar porque que com todos os outros caras também não deram certo. O nosso maior erro é nos culparmos, jogamos toda a culpa em nós mesmo, como se em um relacionamento não precisasse de duas pessoas para acontecer. Culpamos nossa aparência, julgamos que deveríamos ter feito mais, como se já não tivéssemos desgastados ao máximo. No fim só sabemos nos lamentar e tentar achar razões pra algo que simplesmente acabou. Mas voltando a nós, o maior erro que fez com que a gente não tivesse dado certo, ou com qualquer outra pessoa até agora, foi eu mesma. Deixe-me explicar. Em todas as relações que eu quis me jogar, só eu quis me jogar. Me contentei contentei com migalhas, tentei me mudar, me joguei demais sim em lugares em que nem entrar eu deveria. Me joguei ao máximo no fundo do poço, só pra ter um pouquinho de atenção que só me fez mal. 
Eu era o tipo de garota que pra ter atenção me mudava toda, ouvia musicas que nunca fez meu gênero, desperdiçava meu tempo dando atenção a quem só me queria por perto por interesse e as vezes eu apelava, manipulava sim, ficando triste só pra receber um pouco de pena e ter aquela tão almejada atenção. Só que nenhum desses merecia todo o meu desgaste, para receber migalhas. Uma vez eu li em algum lugar que a gente tem o amor que acha que merece. Essa frase nunca fez tanto sentido como agora. 
Como eu percebi tudo isso? Quando eu finalmente me interessei por alguém que está ao meu lado todos os dias porque quer! Ele senta ao meu lado, conversa comigo, ri comigo e me atura nos dias bons e nos dias ruins e até agora não se afastou. Eu não preciso mais fazer todo o seu dever de casa, só pra ele vir falar comigo, eu não preciso mais fazer uma carinha triste para ele vir se sentar ao meu lado e me dar alguns segundos de atenção. A gente tem o poder de mudar nossa história, a gente só atrai aquilo que esta na mesma vibração. Mesmo que as vezes seja inconsciente, nós buscamos aquilo que achamos que merecemos, e depois ficamos lá nos lamentando, jogando a culpa no destino, Deus e o mundo em como temos azar. Sei que tem coisas nessas via que são inevitáveis, mas quando a gente se posiciona aceitando o que é nosso por merecimento, simplesmente tudo começa a se ajeitar... 

sábado, 12 de abril de 2014

O curso de gastronomia.


Faltando apenas dois meses para eu me formar na faculdade - pausa para o lencinho, porque bateu uma nostalgia - resolvi fazer um post com dicas do que eu aprendi no curso de gastronomia. E se você se interessa pela área tem vontade de fazer o curso, segui aqui alguns conselhos dessa quase formanda. 
  • O curso
Primeiramente vou começar a falar sobre o meu curso. É um tecnólogo ou seja tem seu foco só na parte prática da gastronomia, aprendendo técnicas e habilidades de cada cozinha. Tem a parte de markentig e administração de um restaurante. O curso dura dois anos ou seja é só uma pincelada rápida para você conhecer tudo e já iniciar no mercado de trabalho. Existem algumas escolas especializadas em gastronomia que fazem o curso bacharelado onde a duração é de quatro anos e lá você aprende desde a parte química, segurança alimentar, e tem um foco na parte histórica da gastronomia. 
  • A vida real dentro de um cozinha.
Primeiramente acho que essa parte já não é novidade para ninguém você tem que gostar de cozinhar. Parece obvio mas não é, todos nós pensamos logo na parte "glamurizada" de ser um chefe de cozinha e temos o ledo engano de que cozinhar será igual como nos vemos nos filmes ou televisão. Mas fazer isso profissionalmente é totalmente diferente, nada de glamour, o que acontece na real é você vai ter aguentar a ficar horas em pé, no maior calor e correndo de um lado pro outro agilizando suas preparações. Nada de clima tranquilo onde você para e bebe um vinho como se não tivesse milhões de pratos para agilizar. Não estou querendo assustar nem nada, é só como é a vida real dentro de uma cozinha, mesmo que você escolha o ramo da confeitaria saiba que só não vai ser tão quente, porque chocolate precisam de temperaturas amenas... hehehe. Saiba que é uma rotina estressante, mas no fundo vale a pena. Um conselho que dou a você que esta pensando em fazer o curso, é procure algum estágio que faça com que você viva o dia-a-dia de uma cozinha de restaurante, acho que conhecer na prática o que pode ser sua profissão e paixão pelo resto da vida, vale a pena. Porque depois sabendo o que vai esperar, o curso passa a ser ainda mais divertido.

  • O que se estuda. 

 Acho o que eu mais amo na gastronomia e saber a origem dos pratos e saber como é que se chegou naquela preparação. É também entender que nada nunca é ao mero acaso, quando você estuda gastronomia passa a entender a parte química do processo dos alimentos, sabe que tudo o que se faz tem um porquê, e ao saber disso você pode sair criando. E é nisso que se baseia o curso, te mostrar como realizar aquele prato no só na parte das técnicas utilizadas, mas um sim um conjunto de química, história e prática. 

  • O que um bom chefe faz.

A parte mais difícil na gastronomia com toda certeza é a parte de administração de um restaurante, cozinhar quando a gente gosta é  coisa fácil, não existem segredos ou fórmulas mágicas, é só conhecimento. Mas na parte de administração é o  que faz tudo ser mágico, é no meu ver é a parte mais importante que você aprende quando faz um curso, é saber lidar com os custos, fornecedores, seus funcionários que faz com a gastronomia tenha um sentido. São os bastidores que fazem com o prato chegue perfeito na sua mesa. Não desmereça quem faz esse trabalho, pois com certeza essa é a alma do negócio. 

  • Se informe
Se você você chegou até aqui e sentiu vontade de correr e fazer uma graduação em gastronomia, aqui algumas dicas : se informe. Nada é mais válido neste ramo do que a informação é saber o que está acontecendo é porque está acontecendo. Mesmo que você ainda esteja só no começo do curso, vale muito a pena já ir pegando o hábito de ler e consumir  o seu mercado de atuação. Pode ser por meio dos jornais, livros, veja filmes que tratam também da gastronomia, não é nada muito cabeça não, sabe aquela animação da Disney Ratatouille? Então fala muito do que é o munda da gastronomia. 
Posso dizer que nestes dois anos que se passaram minha cabeça mudou muito quanto a realizar este trabalho que é muito mais do que do reproduzir um prato. Receitas estão aí e não é preciso muito para saber reproduzi-las, o bom de quando você estuda esse mundo, você conhece o porque de que aquela mistura dá certo, ou também porque que não dá. Envolve comprometimento de estudar e se empenhar em conhecer todos os alimentos. Se você tem vontade de fazer o curso, não se acanhe arrisque-se e se aventure nesse mundo de sabores. 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Eu sou assim.



Posso ser uma garota mas passo longe de  ser um poço de doçura, muito ao contrário aliás, estou mais pra amargor do que doce. Falo palavrão, as vezes sou grossa, odeio usar vestidos, e nem sempre meu cabelo está jeito que eu quero. Não sei me maquiar, e muito menos paquerar. Falo alto e minha risada é estranha nem um pouco delicada. Mas e daí? Isso não me faz ser menos mulher que qualquer outra.  A vida me fez ser mais prática e deixar pra lá o mimi, só que também sinto as coisas. Não deixo de chorar em filme fofinhos  e ouvir músicas românticas, e gostar de coisas de mulherzinhas. No fim tudo não passa de estereótipos e isso só serve em novela das nove da globo, coisas estereotipadas, na vida real a coisa é bem diferente querido. Mas mesmo assim ainda encontro pessoas dispostas a me julgar pela minha falta de tato e pra ela eu só um aviso: Desculpa não atender as suas expectativas, mas eu só agrado a mim mesma! 
Todos estão passiveis a mudanças, alias eu digo vivo em constante mudança e além do mais, tenho educação ao lidar com as outras pessoas. Mas sabe me cansa gente mimada que precisa sempre de atenção e só sabe te apontar, mostrando os teus erros. Sou um ser humano e erro sempre, mas tenho humildade pra me desculpar, só que eu não me moldo aos padrões alheios para agradar ninguém. Passei tanto tempo da minha vida tentando agradar as pessoas, pedindo desculpas por coisas que eu nunca fiz. Mas tem horas que cansa, e eu passei a ser sim uma egoísta e cuidar de mim. Mas  existem pessoas que não aceitam, vivem ai subordinadas as outras e não aceitam que você viva conforme os teus desejos. A estas pessoas eu só lamento, porque aqui dentro de mim esse sentimento não cabe mais, então eu mando um grande FODA-SE, a estas que tentam apagar o sorriso alheio. Não preciso de ninguém falso gostando de mim, porque querido eu já gosto o bastante. 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Eu gosto tanto de você...




Olho ao redor e seu cheiro continua comigo, como se ainda estivesse aqui do meu lado. Mas pra falar a verdade, você esta! Não de corpo, mas sim de alma. O seu sorriso continua pipocando na minha mente, fazendo com que eu dê risadinhas bobas que fazem meu maxilar doer. Juro que tentei me desvincilhar das tuas garras, tentar voltar ao início dessa relação quando eu só te devia como um garoto qualquer. Mas em dias como esses, onde você esta tão perto de mim que posso sentir o teu hálito de menta, ou que sem querer vamos nos aproximando e nossos braços se encontram e a gente sente a faísca que esse encontro provoca, eu não consigo evitar não me transportar para você. Eu queria encher o teu rosto de beijos, te tocar, te morder, tomar um cálice de tudo o que é você e gravar as tuas iniciais dentro de mim. Parece um pouco louco não é? Mas é que eu quero te gravar em mim e sentir essa felicidade em todas as minhas manhãs, todos os dias e todas as horas que você não estiver ao meu alcance, para satisfazer essa mania que eu criei de você. 
Na tua frente eu disfarço fingindo um desdem, mas quando estou só procuro até conselhos no site de revista adolescente, fazendo teste, vendo horóscopo só pra ver qual é o dia favorável para eu te conquistar. No fundo eu sei que é tudo bobagem, as coisas simplesmente acontecem quando tem que acontecer, nada nesse mundo pode prever o dia "D". Mas a ansiedade é tanta que o que a gente mais quer é ter fé em alguma coisa que nos dê a certeza que dessa não vamos mais nos decepcionar. Pena que a vida não é assim não é? 
Olhando-me no espelho esqueço os disfarces e deixo o meu sorriso abrir, sinto o vento balançando os meus cabelos e simplesmente deixo a sensação me invadir. Acabo de decidir que não refrearei essa felicidade que senti hoje, naquele agora. Não criarei nenhuma ansiedade para o amanhã ou o depois, sentirei tudo o que posso enquanto posso, e sorrirei até ter cãimbra nas bochechas. Me embriagarei do teu perfume até não senti-lo mais. Porque amanhã pode não ser nada disso, amanhã tudo poderá ser névoa e eu não sei quando poderei sentir isso de novo. E se amanhã não for nada disso caberá só a mim esquecer, o quanto hoje eu gosto de você... 

terça-feira, 1 de abril de 2014

A garota que não sabia amar.


Será que existe jeito certo de gostar alguém? A maior parte do tempo acho que faço tudo errado! Erro quando demonstro demais para alguém que não merece, ou pior quando não demonstro o quanto aquela pessoa é importante para mim. As vezes a minha maior vontade é que existe uma fórmula para amor, simples como uma receita de bolo para que soubéssemos o que colocar de cada coisa. Infelizmente essas coisas não existem, porque cada pessoa é diferente e cada relacionamento é diferente cada um leva um pouco mais de nós. Cada um tem um jeito de se incrementar, mesmo até nos mais longos e duradouros romances, as receitas vão se adequando ao tempo e cada um vai jogando o seu tempero conforme o tempo vai passando e você vai conhecendo a pessoa ao teu lado. 
Amar é como saltar de um avião só que sem os paraquedas, é uma queda livre onde talvez encontremos um lugar fofinho para cair, ou talvez encontraremos é puro concreto. Eu queria poder usar desculpas de que sou simplesmente humana em estado de crescimento, mas mesmo assim eu me chateio. Queria uma vez na vida acertar e fazer as coisas certas para a pessoa certa. Eu sempre acho que a culpa é minha por tudo dar errado. E em parte eu tenho culpa sim. Queria pode saber me comportar e demonstrar o quanto eu gosto dele e explicar o que eu gosto nele. 
Uma vez conversando com uma amiga, ela disse que é melhor não saber o que a gente gosta em outra pessoa. Mas olhando agora eu vejo que quando a gente sabe o que gosta, quando perde a gente exatamente o que está saindo da nossa vida. Pois bem eu queria que soubesse que primeiro de tudo você é o meu melhor amigo! Eu adoro nossas conversas, adoro rir com você, adoro sua risada estranha que me faz rir também. Adoro implicar com você. Adoro andar ao teu lado e quando nossas mãos sem querer vão se esbarrando. Adoro a sensação de te abraçar e sentir o teu perfume tão de perto. E eu só queria saber uma forma de que você soubesse disso tudo.